top of page

    O Ceará Conectado pela Dança Popular,

É um projeto de formação

em danças populares tradicionais cearenses voltado para professores, dançarinos, pesquisadores, mestres, brincantes e público em geral, que possua interesse pela dança popular. O curso foi idealizado para ser executado de forma presencial, porém as atuais circunstâncias relativas as medidas proteção contra a Covid 19, não permitem essa forma de atuação. Desta forma o curso será realizado de forma virtual. 

Solenidade de Abertura

FRANCISCO OLIVEIRA   
    Associação Cultural Canto da Jandaia 
                 POLIANA SANTOS                          Presidente da Comissão Cearense de Folclore
FABIANO PIÚBA
Secretário da Cultura do Estado do Ceará – SECULT-CE
HILDEBRANDO MACIEL  
Representante do Fórum Cearense
de Culturas Tradicionais Populares
SEVERINO VICENTE
Presidente da Comissão Nacional de Folclore
LOURDES MACENA  
LPCT/MIRAIRA/IFCE
GRAÇA MARTINS 
Gerente da Célula de Gestão do Patrimônio Imaterial Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza - SECULTFOR

Módulos

Torem (1).png

O Torém é uma dança dos remanescentes dos índios tremembés, dançada principalmente no período da colheita do caju, quando eles fazem o mocororó e servem durante a brincadeira. Na dança são visíveis os movimentos de bichos da fauna local.

Cana Verde.png

A Caninha Verde é uma dança de origem portuguesa, mais precisamente da região do Minho. Chegou ao Brasil durante o ciclo da cana de açúcar e aclimatou-se em terras cearense como em nenhuma outra parte do Brasil.

Coco.png

O Coco é uma dança nordestina que provavelmente surgiu no estado de Alagoas e se espalhou por todo nordeste brasileiro. No Ceará podemos encontrar entre outras variantes o coco de praia e o coco do sertão.  

Balaeiro.png

O Maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afro-descendente presente na cultura do povo cearense, configurando um cortejo formado por diversos personagens.

Boi.png

O Bumba meu boi, ou simplesmente boi, é o folguedo popular de maior aceitação entre as comunidades da plaga alencarina. É um auto teatralizado, entre os personagens principais podemos destacar o vaqueiro, o capitão, o Mateus e a Catirina, possui ainda vários entremeios como: burrinha, bode, ema e o jaraguá entre outros.

Nau Catarineta.png

O Fandango é um folguedo característico da zona praieira. Executados por brincantes trajados de marujos, em torno de uma barca. Suas encenações são narrativas de aventuras marítimas através de diálogos cantados.

Reisado.png

O Reisado é um folguedo popular de grande complexidade, pois reúne em si elementos de vários outros folguedos, sendo o bumba meu boi o mais importante dentre eles. É apresentado pela dança, canto e representação dramática, guardando relação com a festa dos santos reis.

Pastoril.png

O Pastoril é um folguedo do ciclo natalino, dividido em jornadas, que revezam entre dramatizações e bailados. Estruturam-se em dois partidos, o azul e o encarnado, formados por pastoras liderados por Diana, pastora que traja se usando as cores dos dois cordões.   

Solenidade de Enceramento

LANÇAMENTO E-BOOK
Fala dos Mestres e Mestras
Maria de Tiê
Cacique Venâncio
Mãe Zimá
Fala dos Facilitadores e Facilitadoras
Hildebrando Maciel 
Leno Farias
Circe Macena
bottom of page